Operar máquinas potentes não é uma tarefa simples e certamente pode envolver perigos na rotina dos trabalhadores. Sendo assim, o operador de retroescavadeira necessita estar sempre atento com a sua segurança.

Considerando isso, é preciso ter em mente que prevenção nunca é demais. E alguns simples cuidados podem evitar acidentes desagradáveis no ambiente de trabalho.

Abaixo, listamos 5 dicas de segurança para a prevenção de acidentes envolvendo o operador de retroescavadeiras. Confira!

1- O operador de retroescavadeira deve estar sempre muito bem treinado

Fornecer um treinamento de qualidade para o operador é uma das mais importantes medidas de segurança que se pode tomar.

Isso evita erros no comando do equipamento. Afinal, ser extremamente responsável ao lidar com uma máquina capaz de derrubar fortes estruturas é uma obrigação.

Além disso, treinamentos devem ser periodicamente renovados de acordo com as melhores práticas do mercado.

2- Realização de manutenções constantes nas máquinas

Assim como o treinamento dos operadores deve ser renovado, as manutenções realizadas nas máquinas também devem ser constantes.

Essa prática não só evita problemas de funcionamento, como também garante uma maior eficiência na atuação do maquinário.

3- O operador de retroescavadeira deve usar todos os seus equipamentos de segurança

Em qualquer tipo de operação, o uso de equipamentos de segurança é obrigatório a todos e contribui diretamente para a redução do número de acidentes, assim como para a suavização de consequências.

No entanto, é comum profissionais alegarem não lembrar de usar esses equipamentos de segurança ou até reclamarem de um certo desconforto ao usá-los.

Por esse motivo, é importante se certificar de que os equipamentos servem adequadamente aos operadores e também investir em conscientização, lembretes e fiscalização pelos locais de trabalho.

4- Os limites do equipamento devem ser respeitados

Limitações de peso de retroescavadeiras existem por um motivo muito simples: exceder o peso indicado é perigoso e coloca em risco todos os que estão em volta.

Portanto, é importante que o operador de retroescavadeira saiba bem os limites do equipamento que estiver utilizando.

5- Demolições devem ser muito bem planejadas

Subir na retroescavadeira e derrubar estruturas é apenas uma etapa final de diversos trabalhos. Muita coisa, entretanto, deve vir antes.

Caso um planejamento não seja feito com antecedência, as demolições podem ser muito perigosas. Assim, é imprescindível tomar esses cuidados.

Nada melhor para um operador de retroescavadeira do que operar uma máquina internacionalmente reconhecida

Outra prevenção importante para evitar problemas é sempre contar com a força das melhores retroescavadeiras do mercado ao seu lado.

Nesse sentido, a Tratomaq pode te ajudar. No Brasil, somos revendedores oficiais da gigante chinesa XCMG, uma verdadeira unanimidade no mundo quando o assunto é retroescavadeira. Entre em contato conosco e consulte nossas condições!

Open chat