O financiamento para compra de máquinas e equipamentos consiste em um contrato entre quem solicita a linha de crédito e a instituição financeira.

Fechado o contrato, a instituição empresta o valor desejado à vista para o solicitante, que deve devolvê-lo com acréscimo de juros de modo parcelado.

Vale destacar que as máquinas e equipamentos só serão considerados propriedade do solicitante ao final do pagamento total do financiamento.

De qualquer modo, essa linha de crédito é muito interessante para quem deseja investir em seu negócio, mas não possui capital suficiente.

Se é esse o seu caso, confira o post de hoje e saiba como fazer o financiamento para compra de máquinas e equipamentos!

Como fazer o financiamento para compra de máquinas e equipamentos?

Antes de fechar o contrato do financiamento, é preciso fazer uma pesquisa sobre as condições de pagamento das principais instituições financeiras.

Avalie as seguintes informações:

  • Valor mínimo da entrada, se houver;
  • Número de parcelas;
  • Taxa de juros;
  • Tempo de carência.

Geralmente, as instituições financeiras exigem que o solicitante tenha bens para servirem como garantia caso o valor financiado não seja quitado.

Assim, para obter o financiamento, muitas vezes é necessário possuir bens móveis ou imóveis, como terreno, veículo e até mesmo outras máquinas.

Além disso, o solicitante deve provar à instituição que possui condições financeiras para pagar pelo equipamento ou máquina.

Outro fator que pode contribuir para a obtenção do financiamento é se o solicitante apresenta um bom histórico de pagamento.

Sendo assim, se você paga as contas em dia e não possui dívidas, será mais fácil a instituição ceder a linha de crédito.

Como cada instituição e linha de crédito possui as suas especificidades, é importante conhecer cada uma.

Contudo, são basicamente esses aspectos que envolvem a contratação de um financiamento.

Por que fazer um financiamento de máquinas e equipamentos?

Para expandir os negócios, é preciso investir, a fim de se manter competitivo no mercado e atrair mais clientes.

No entanto, nem sempre temos o capital suficiente para realizar o investimento.

Se houver grandes chances de retorno financeiro a curto ou médio prazo ao fazer o estudo de viabilidade, o financiamento pode ser uma boa alternativa.

Assim, é possível aprimorar a produtividade e qualidade das operações do seu negócio e fazer uso de parte do lucro para quitar o financiamento.

O que é FINAME? Como funciona?

O FINAME é uma linha de crédito que capta recursos do BNDES para financiar a aquisição de máquinas e equipamentos.

Para obter esse financiamento, procure uma agência da Caixa Federal para saber se a máquina ou equipamento é passível de financiamento pelo FINAME.

Caso seja, informe-se sobre todos os documentos necessários para contratar a linha de crédito e os entregue para a instituição.

A Caixa realizará uma análise de crédito e de todos os documentos disponibilizados por você.

Se tudo estiver conforme exigido, ela enviará as informações para o BNDES analisar e aprovar.

Após aprovação, será fechado o contrato do financiamento e a Caixa emitirá autorização de pagamento junto ao fornecedor do produto.

Por fim, é só realizar a compra do bem e apresentar à Caixa a NF/DANFE que o recurso será liberado e repassado diretamente ao fornecedor.

Caso se trate de um financiamento de capital de giro associado, o recurso é repassado diretamente para a conta do cliente.​

Conheça algumas linhas de bancos particulares

  • Financiamento de Máquinas e Equipamentos Santander;
  • Financiamento de Infraestrutura, Máquinas e Equipamentos Bradesco;
  • Financiamento de Veículos, Máquinas e Equipamentos Itaú Unibanco.

Em busca de máquinas e equipamentos acessíveis e eficientes?

Se você está à procura de máquinas e equipamentos para aumentar a produtividade e a qualidade das suas operações, conte com a Tratomaq!

Estamos há 30 anos no mercado atuando com a distribuição de marcas consagradas, como a CLARK e a Yanmar.

Além disso, oferecemos as melhores condições e preços do mercado, bem como aceitamos financiamento para compra de máquinas e equipamentos.

Para mais informações, entre em contato e peça um orçamento!

Open chat