Manter suas máquinas sempre bem reguladas e prontas para as atividades é essencial para o sucesso de sua lavoura e a manutenção dos pneus é essencial nesse sentido. 

Pneus em más condições podem comprometer suas atividades e causar prejuízos.

Nas fazendas e lavouras brasileiras, as despesas com os pneus podem chegar até o segundo lugar na lista de maiores despesas da frota agrícola. Confira no texto de hoje como evitar desgastes desnecessários.

 

Tipos de pneus agrícolas

Os pneus agrícolas não são todos iguais. Basicamente, você encontra 5 tipos diferentes no mercado:

 

  1. Diagonais: compostos por sobreposição de lonas têxteis. O topo e os flancos não são independentes.

 

  1. Radiais: compostos pela união de uma carcaça flexível e uma armadura metálica de estabilização.

 

  1. Alta flutuação: muito estudados para redução da compactação de solo.
  2. Implementos: pneus de implementos agrícolas com raias longitudinais.
  3. Florestais: específicos para máquinas florestais. São reforçados para suportar áreas com objetos cortantes.

Avalie com cuidado e escolha o mais apropriado para as suas condições.

Calibração e pressão interna 

Cada pneu tem uma calibração adequada dependendo de sua função e capacidade de carga..

Se seu maquinário trabalhar abaixo da calibração ótima, as bandas se desgastam com rapidez e de forma irregular, além de perderem poder de tração.

O inverso também é indesejável. Uma calibração excessiva deixa o pneu com formato mais ovalado. Isso gera perda de tração e maior desgaste na linha central do pneu.

Consulte sempre as recomendações dos fabricantes e mantenha os pneus de suas máquinas calibrados para garantir a durabilidade dos pneus agrícolas, reduzir a compactação do solo e garantir economia de combustível!

Para garantir, inclua a verificação da pressão interna na sua checagem pré-operação para evitar danos.

 

Atenção à patinagem 

A patinagem é o deslizamento decorrente da transmissão da força das rodas traseiras para o solo.

Observe se seu equipamento está com patinagem adequada (maior que zero e menor que 20%). Você pode fazer isso colocando um sinal no pneu e observando a máquina em movimento.

 

Quando trocar os pneus?

Verifique os sulcos, frisos e barras dos pneus. Se a profundidade desses desenhos for menor que 25%, é preciso trocar os pneus para evitar perda de produtividade e – pior! – segurança do operador.

 

Cuide do local de armazenagem

Cuidados com o armazenamento também fazem parte da manutenção dos pneus agrícolas. Não é bom que eles sejam armazenados já montados. Mas se isso for necessário devido a algumas necessidades específicas da propriedade, é importante seguir algumas recomendações:

 

  • não deixe o pneu em contato com água, graxa ou óleos;
  • não o deixe próximo a motores elétricos (eles liberam ozônio, gás prejudicial ao material do pneu).

 

Conte com especialistas 

A trocar pneus agrícolas, um procedimento perigoso, que exige mão de obra especializada, realize o serviço para garantir que os pneus sejam instalados da forma correta, além de assegurar a proteção de todos os envolvidos.

 

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