Quando a necessidade é otimizar a operação logística, o uso de empilhadeiras já é reconhecido como um grande facilitador. O transporte de cargas com este equipamento agiliza significativamente o processo e garante segurança para a equipe envolvida na operação logística. Mas, há uma dúvida muito comum na hora de escolher: a empilhadeira elétrica ou a empilhadeira a combustão?
Qual a melhor? Neste artigo, vamos analisar as principais diferenças entre esses dois modelos e ajudar você a escolher a melhor opção para a sua empresa.
Empilhadeira Elétrica
As empilhadeiras elétricas são capazes de operar nos mais diversos tipos de ambientes e operações logísticas. São equipamentos versáteis e de características ideais para inúmeras indústrias.
A empilhadeira elétrica é a melhor opção para operações em locais fechados e com pouca ventilação.
Além disso, é ideal para ambientes em que a contaminação é controlada, já que não utiliza combustíveis químicos e não emite gases tóxicos.
Um bom exemplo de utilização da empilhadeira elétrica é na indústria com produção de alimentos e medicamentos. Uma empilhadeira elétrica pode suportar operações em câmaras frigoríficas em baixas temperaturas e é extremamente funcional em corredores estreitos de armazéns e mercados.
Algumas pessoas questionam o custo de aquisição, mas ele logo se compensa uma vez que os custos de manutenção dos equipamentos elétricos são bem mais baixos do que os das empilhadeiras de combustão.
Emitem pouco ruído quando em operação, melhorando a qualidade sonora do ambiente, e geralmente possuem uma estrutura menor.
Os modelos CLARK de empilhadeiras elétricas, com que trabalhamos, são equipados com torres duplex ou tríplex de alta visibilidade. Possuem, inclusive, resistência e estabilidade de cargas em grandes alturas. Contam também com uma operação silenciosa e sem poluição. Painel de instrumento completo e de fácil leitura e redução de velocidade automática em curvas.
Há modelos com capacidade de 1.600 até 4.000 Kg. Conforme o modelo, há ainda outros diferenciais ligados, por exemplo, à facilidade de manobra para utilização em corredores estreitos. Ou opção de empilhadeira retrátil para alturas médias.
Empilhadeira a combustão
Uma empilhadeira a gás é um equipamento cujo motor funciona por meio da queima de gases como combustível. Essa linha de produtos conta com vantagens próprias que podem ser mais adequadas de acordo com a localização e o segmento de cada empresa.
As empilhadeiras a gás são conhecidas por sua potência e velocidade, o que é de grande ajuda em ambientes em que a produtividade depende de uma eficiência muitas vezes medida por diferenças de minutos entre um carregamento e outro.
Seus modelos são mais robustos e podem operar em terrenos irregulares.
As empilhadeiras à combustão são mais adequadas para movimentação em ambientes abertos, espaçosos ou de grande ventilação, por conta da queima de gases.
Devido ao tipo de combustível, ela emite gases na operação e é, portanto, mais indicada para operação em ambientes externos. Outra diferença é a velocidade alcançada. Podendo ainda transitar bem tanto em pisos regulares quanto em pisos e terrenos menos regulares.
Todas as empilhadeiras a combustão da CLARK são equipadas com resistência e estabilidade de cargas em grandes alturas.
Há modelos com capacidade de 1.500 até 8.000 Kg. Motores movidos a gás GLP ou diesel, transmissão automática em todos os modelos e diferenciais de componentes que variam conforme cada modelo. Ainda há inovações tecnológicas embarcadas que facilitam a vida do operador e trazem maior produtividade para a operação logística.
Qual a melhor?
A escolha entre a empilhadeira elétrica e a empilhadeira a combustão depende das necessidades da sua empresa. Se a movimentação de cargas é realizada em locais internos, com espaço reduzido e pouca poluição sonora, a empilhadeira elétrica é a melhor opção. Ela é mais econômica, segura e fácil de operar.
Por outro lado, se a movimentação de cargas é realizada em áreas externas, com cargas pesadas e em condições climáticas adversas, a empilhadeira a combustão é mais indicada. Ela é mais potente, tem maior autonomia e é mais resistente a variações de temperatura e umidade.
A escolha da melhor empilhadeira, portanto, vai depender do espaço em que ela vai operar e da carga a ser movida.
Se precisar de ajuda, conte com nossos especialistas para orientá-lo.
Compra segura de empilhadeiras CLARK é com a Tratomaq!
A Tratomaq atua há mais de 30 anos no segmento de comércio de máquinas pesadas de pequeno e grande porte para diversas empresas.
Dentre os equipamentos disponibilizados, há empilhadeiras CLARK, sinônimos de qualidade e durabilidade.
Além de fornecer maquinário para empreendimentos de diversos ramos, também comercializamos peças genuínas e oferecemos assistência técnica autorizada.
Se você deseja realizar uma compra segura, entre em contato e peça um orçamento!