Tratores e colheitadeiras são máquinas essenciais na rotina de trabalho da indústria agrícola.

Nem todas as pessoas, porém, conseguem diferenciar exatamente as funções e características desses dois equipamentos.

Tendo isso em vista, vale ainda ressaltar a importância de conhecer bem seus próprios equipamentos para o sucesso de seu negócio.

Isso é um fato porque quanto mais se entende das características das suas máquinas, melhor será o uso da tecnologia e, consequentemente, sua produtividade.

Sendo assim, neste texto explicaremos de forma simples e sucinta as principais diferenças entre tratores e colheitadeiras. Confira!

As principais diferenças entre tratores e colheitadeiras

Quando se fala em tratores e colheitadeiras e suas diferenças, é preciso levar em conta que um negócio agrícola tem muitas necessidades que podem ser atendidas por máquinas.

Em grandes plantações, por exemplo, é preciso plantar, cultivar durante algum tempo e, por fim, efetuar a colheita.

Por esse motivo é que existem diversos equipamentos. Justamente porque são tantas as demandas que uma única máquina não seria capaz de suprir.

Ainda assim, é fato que existem máquinas mais versáteis, com características múltiplas, e máquinas mais específicas, com um funcionamento menos abrangente, mas mais especializado.

Os tratores são as máquinas que se enquadram na primeira opção. São equipamentos que, em geral, cumprem muitas funções (e até por isso são tão populares).

É, de certa forma, o equipamento básico de todo negócio desse segmento. Os tratores podem te ajudar a fazer o carregamento de outros itens mais pesados ou até, quando personalizados com outros acessórios, a tratar terrenos.

As colheitadeiras, por outro lado, são máquinas que se enquadram melhor na categoria de equipamentos mais específicos.

Elas são máquinas tão singulares que existem diversas variações de colheitadeiras no mercado.

Seu formato, portanto, pode variar de acordo com a cultura com a qual a máquina deverá trabalhar.

Além disso, como o próprio nome indica, sua função é automatizar o momento da colheita para garantir uma maior produtividade.

Agora que você já sabe as diferenças entre as máquinas citadas, renove o seu maquinário!

Quanto mais informações você tiver sobre as máquinas que você pretende comprar, melhor será a sua compra.

E quando se trata de informação, a Tratomaq possui um blog repleto de posts informativos que você pode acessar clicando aqui. Mas não apenas isso: somos a distribuidora das principais marcas do mercado.

Por isso, se você quer saber mais sobre os produtos de empresas consagradas como a Yanmar, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores especializados!

Open chat