A escolha do modelo do pneu do trator deve ser observada ao se fazer um investimento de maquinário, atualmente no Brasil existem os radiais e os diagonais.

Confira no texto de hoje todas as diferenças entre eles e qual a melhor escolha para seu caso.

Importância do pneu adequado

A mecanização das operações agrícolas em uma propriedade rural representa uma parcela significativa dos custos totais de produção. É importante, para a redução desses custos, que as máquinas agrícolas sejam utilizadas de maneira eficiente.

Uma maneira de aumentar a eficiência operacional, por exemplo, é maximizar a capacidade de tração de um trator agrícola. Inúmeros são os fatores que interferem na capacidade de tração: tipo de solo e cobertura vegetal, relação peso/potência e a interação rodado-solo. O uso de um diferente tipo construtivo do pneu pode resultar em maior tração, além de gerar ganhos produtivos de maneira indireta.

Atualmente, estão disponíveis no mercado duas formas de construção de pneu: a diagonal e a radial. A mais utilizada no Brasil, devido à oferta e ao baixo custo, é a diagonal.

 

Pneus diagonais

Os pneus diagonais, usados em tratores das fazendas desde 1930, são os mais comuns. Eles apresentam várias camadas de borracha em um padrão diagonal de talão a talão. 

O pneu diagonal consiste em uma estrutura distribuída em ângulos de 40º a 45º em relação à banda de rodagem. 

Essa estrutura resulta em uma parede rígida e forte que pode evitar danos causados por pedras e troncos. Oferecem excelente estabilidade em terrenos acidentados, bastante comuns em fazendas.

Por outro lado, são menos confortáveis para o condutor. 

 

Pneus radiais

Os pneus radiais são feitos a partir de uma estrutura em que as lonas estão dispostas perpendicularmente na banda de rodagem. A área sob a banda de rodagem é enrolada em torno da circunferência do pneu por cintas radiais de aço ou tecido. 

Inventados em 1946, os pneus radiais se tornaram a escolha preferida para maximizar o desempenho de tração e transportar cargas pesadas no campo. 

A construção em duas partes é a principal diferença entre pneus agrícolas radiais e diagonais. 

Um pneu radial pode durar 2–3 vezes mais do que um pneu diagonal porque sua estrutura permite um desgaste mais uniforme.

A vantagem deste pneu é que você obtém mais tração em cada rotação do motor em relação aos diagonais. Ao mesmo tempo, você está ajudando a evitar danos ao solo que prejudicam a produtividade do setor agrícola devido à compactação.

 

Qual o melhor para você?

Tudo depende da situação e local onde as máquinas serão utilizadas. Pneus diagonais são mais baratos que os radiais e são adequados para terrenos irregulares e acidentados.

Cortar feno, alimentar o gado ou abastecer moedores de ração, cortar talos de milho e afins são atividades que podem não se beneficiar da maior eficiência que um pneu radial oferece, particularmente se você considera o custo benefício.

Pneus radiais são adequados para grandes trabalhos em terrenos que já passarem por terraplenagem como lavoura, transporte de grãos, plantio e colheita.

 

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