A mecanização no setor agrícola certamente impulsionou o trabalho no campo. Atividades antes executadas pelo ser humano e por animais passaram a ser realizadas por máquinas. Mas você sabe de onde veio o nome trator? E como surgiram os tratores?

Continue lendo e entenda um pouco mais sobre essas máquinas que fazem parte do seu dia a dia.

 

“Aquele que puxa” 

 

A palavra trator vem do latim tractor, que significa “aquele que puxa”, derivado do verbo trahere, “puxar, arrastar”. 

Foi usada pela primeira vez para designar esse tipo de veículo de trabalho em 1901.

 

História do trator

Até início do século XX anos atrás predominava o uso da tração animal. O trator se consolidou como uma importante máquina agrícola apenas há pouco mais de 100 anos.

 

Quando ocorreu a Revolução Industrial, muitas pessoas migraram para as cidades para trabalhar nas fábricas (o chamado êxodo rural). Foi preciso, então, investir em tecnologias que suprissem essa mão de obra no campo. A partir daí, o motor a vapor começou a ganhar popularidade e evoluir tecnologicamente.

 

Há relatos do século XIX de tentativas de utilizar um motor a vapor para mover um arado. Em 1850 já havia comercialização de motores a vapor estacionários e portáteis que tentaram se adaptar ao trabalho no campo.

 

Já no final do século XIX, esse veículo a vapor passou a disputar o mercado agrícola com a tração animal. 

Em 1876, Nikolaus August Otto, registrou a patente do motor a combustão interna, que chegou à agricultura em 1890. 

Foi a partir de 1901 que essas máquinas passaram a se chamar trator, quando um dos fabricantes da tecnologia publicou panfletos com a divulgação desse termo, que acabou se consolidando. 

O nome teve adesão por ser auto explicativo, já que o trator é uma máquina de tracionar, de puxar. 

 

Desde o século XX o trator ganhou novos acessórios, para desempenhar outras funções. 

 

O trator hoje representa a base da mecanização agrícola e para tanto ele evoluiu e atingiu um elevado padrão de versatilidade e funcionalidade, permitindo o acoplamento e acionamento dos mais variados tipos de máquinas e implementos. Nos últimos 20 anos, especialmente no Brasil, também evoluiu nos quesitos relacionados ao conforto do operador e visibilidade (lateral, frontal, traseira). Globalmente é sensível a sua evolução em aspectos como transmissão, motor e mesmo formato. Mas o item que mais repercutiu é a evolução tecnológica nos sistemas de rodagem, permitindo que o trator continue crescendo em potência, sem crescimento exagerado em suas dimensões externas e mantendo a versatilidade e manobrabilidade.

.

 

Como funciona o trator?

 

O equipamento é constituído por um robusto chassi e motor extremamente potente. 

O trator, além de ser um veículo, é uma máquina dedicada e composta de mecanismos complexos, que transforma a energia química do combustível em energia útil para a realização de operações com máquinas e implementos agrícolas e florestais. 

 

Principais atividades do trator:

 

– Força de tração;

– Torque de um eixo rotativo;

– Energia de pressão hidráulica.

 

Esse tipo de maquinário pode ser encontrado em duas diferentes formas de locomoção: pneus (2RM ou 4RM) ou esteira. A escolha entre esses modelos deve ser feita de acordo com a necessidade de potência e aderência do solo. 

 

Gostou das curiosidades sobre o trator? Confira sempre nosso blog!

 

Compra segura de tratores Yanmar é com a Tratomaq!

 

A Tratomaq atua há 30 anos no segmento de comércio de máquinas pesadas de pequeno e grande porte para diversas empresas.

Dentre os equipamentos disponibilizados, há tratores agrícolas Yanmar, sinônimos de máxima produtividade.

Além de fornecer maquinário para empreendimentos de diversos ramos, também comercializamos peças genuínas e oferecemos assistência técnica autorizada.

Se você deseja realizar uma compra segura, entre em contato e peça um orçamento!