Qualquer pessoa pode operar uma empilhadeira? Parece simples, mas não é e hoje vamos te explicar o porquê!

 

Não se arrisque a pilotar uma empilhadeira sem um conhecimento básico. Um bom curso é necessário, porque prepara o profissional para as inúmeras situações que irá encontrar na sua função.

 

A profissão

Operar máquinas potentes não é uma tarefa simples e certamente pode envolver riscos para os trabalhadores.

 

Para operar uma empilhadeira, é necessário que a pessoa faça um curso específico para isso. Não basta saber como pilotar, mas é preciso conhecimento das partes do equipamento.

 

É preciso ter boa habilidade motora, tranquilidade, ter ciência de que o trabalho envolve muita responsabilidade.

 

A profissão de operador de empilhadeira é regulamentada no Brasil pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Somente pessoas capacitadas e certificadas podem trabalhar como operador de empilhadeira, depois de passarem pelo curso técnico de qualificação profissional.

 

Todos os operadores de empilhadeiras devem ser capacitados adequadamente para que possam transportar, empilhar e desempilhar mercadorias sem qualquer risco a sua segurança e a sua saúde. O treinamento de operador de empilhadeira é exigido por lei.

 

Existem cursos gerais, com orientações básicas e de segurança para a operação de vários tipos de equipamento e cursos específicos para operar certos modelos de empilhadeira, como empilhadeiras de grande porte, empilhadeiras a gás etc.

 

O que é preciso para ser operador de empilhadeira?

 

Os requisitos para fazer o curso técnico de operador de empilhadeira são:

 

  • ter completado a 4a série (ou 5o ano) do Ensino Fundamental;
  • ter 18 anos ou mais;
  • ter Carteira de Habilitação Nacional (CNH) na categoria B ou superior, ou seja, ter carteira de motorista para dirigir automóveis, no mínimo.

O conteúdo do curso abrange aspectos técnicos da máquina, normas de saúde e segurança do trabalho, direção defensiva, uso de equipamentos de proteção, operação da empilhadeira e fundamentos de logística etc. O curso de operador de empilhadeira do Senai, por exemplo, tem duração de 30 horas de aula e pode ser concluído em poucos dias.

 

O certificado tem validade de um ano e o operador de empilhadeira profissional precisa renovar seu certificado anualmente.

 

Onde pode trabalhar um operador de empilhadeira?

O operador de empilhadeira, devidamente qualificado, pode trabalhar em:

 

Armazéns e depósitos

Comércio atacadista

Comércio varejista

Distribuidoras de todo tipo de mercadoria

Estoques de empresas

Portos

Fábricas

Indústria de automóveis

Indústria moveleira

Construção civil

Empresas de logística e transporte

 

Onde comprar ou alugar empilhadeiras?

A Tratomaq atua há 30 anos distribuindo diversos tipos de máquinas para os mais variados segmentos do mercado.

 

Além disso, a empresa oferece o serviço de locação de empilhadeiras e equipamentos pesados, a fim de atender aqueles clientes que:

 

  • Possuem demanda variável;
  • Identificam o aluguel de máquinas como uma alternativa mais rentável para os negócios.

Portanto, se você deseja fechar um contrato de locação comercial, entre em contato com a Tratomaq solicite um orçamento!