A higienização de máquinas e equipamentos faz parte da manutenção preventiva, porque o acúmulo de sujeira pode resultar em danos no maquinário e falhas na operação.

Poeira, agentes corrosivos, resíduos de produção podem prejudicar o desempenho de veículos e equipamentos. Além disso, a limpeza periódica garante um ambiente de trabalho com maior qualidade para os colaboradores, além de segurança.

Confira hoje como higienizar suas máquinas!

Produtos e utensílios adequados

Antes de mais nada, é necessário verificar os produtos e utensílios indicados para a limpeza. Isso porque há determinados produtos e utensílios que podem danificar o maquinário.

Para identificar quais materiais utilizar para a higienização, sempre verifique o manual do fabricante.

Caso não o tenha, é possível entrar em contato com o fornecedor para se informar. Uma dica é elaborar uma planilha para cada máquina e equipamento e informar quais produtos e utensílios devem ser usados para a higienização correta. Assim, toda a equipe fica a par dessas instruções.

 

Lavagem com água

Após aplicar produtos – como sabão ou desinfetante – e utilizar utensílios – como sabão, escovas e panos – para limpar, é preciso removê-los.

A remoção é feita com água corrente e deve ser bem-feita, a fim de que nenhum resíduo de produto fique no equipamento ou máquina.

É preciso verificar qual pressão e temperatura são indicadas para lavar o maquinário no manual do fornecedor, de modo a não danificar o maquinário.

 

Secagem

É necessário realizar a secagem para que a umidade não cause problemas de desempenho nos equipamentos e máquinas. 

Esse processo pode ocorrer em um local bem ventilado e sem exposição direta ao sol, pois isso pode danificar o maquinário.

Caso a máquina ou equipamento seja pequeno, é possível secá-lo com um pano limpo. Em outros casos, pode-se utilizar uma máquina específica para secagem se for indicada no manual.

 

Ambiente de operação e armazenamento

Além de higienizar máquinas e equipamentos, é necessário limpar frequentemente o ambiente em que eles operam e são armazenados.

Assim, a higienização dos maquinários é preservada por mais tempo.

 

Com qual frequência a higienização deve ser realizada?

Isso depende muito do segmento de atuação da empresa e do tipo de maquinário. 

Em indústrias alimentícias, por exemplo, é importante higienizar os equipamentos e máquinas antes e depois de utilizá-los ao longo do dia. 

Nesses casos, a higiene também pode ser necessária quando um mesmo maquinário recebe produtos diferentes.

Portanto, se no mesmo dia uma tubulação for utilizada para transportar mais de um produto, ele deve ser limpo antes de ser utilizado novamente.

No segmento da construção civil, também é necessário higienizar frequentemente o maquinário. Isso porque, nesse ramo, é utilizado muito concreto que, após seco, é difícil remover.

 

Já no caso de indústrias não alimentícias e segmento agrícola, a higienização não precisa ser tão frequente quanto nos casos anteriores.

Em qualquer área de atividade, caso algum equipamento ou máquina entre em contato com uma substância agressiva ou corrosiva, é preciso limpá-la no mesmo dia. 

No mais, é possível limpar o maquinário com determinada periodicidade, mesmo que ele fique muito tempo sem uso.

 

Por que é importante realizar a higienização das empilhadeiras?

Dependendo do local onde a empilhadeira está situada e das substâncias que ela elimina no ambiente, pode ocorrer a contaminação cruzada. 

Por exemplo: quando a validade do cilindro de GLP das empilhadeiras a gás está vencida, elas passam a lançar partículas no ambiente e gerar oxidação. 

Isso acarreta problemas no sistema de combustível e no propulsor, danificando o desempenho da empilhadeira.

Já as empilhadeiras movidas a diesel possuem alto teor de enxofre em seu motor devido ao combustível utilizado. 

Além disso, locais úmidos podem comprometer o funcionamento de qualquer modelo de empilhadeira, pois a umidade oxida o sistema de combustível.

Além disso, partículas de sujeira ou abrasivas podem comprometer:

  • Correntes;
  • Deslizantes;
  • Pinos;
  • Buchas;
  • Mangueiras;
  • Hélice do motor.

Assim, além de realizar a manutenção preventiva da empilhadeira, é fundamental realizar a sua higienização completa.

Desse modo, é possível remover partículas e substâncias que podem comprometer o funcionamento das empilhadeiras.

Por que fazer a higienização de tratores e máquinas agrícolas

Da mesma maneira que as empilhadeiras, os tratores e máquinas agrícolas podem ter seu desempenho prejudicado se estiverem sujos. 

A sujeira pode comprometer o desempenho dos filtros, gerar maior gasto de combustível e prejudicar outros componentes.

Isso significa que não basta apenas a manutenção (preventiva ou não) da parte mecânica e elétrica do maquinário agrícola. A limpeza é parte fundamental porque vai contribuir para uma vida mais longa de tratores, colheitadeiras, pulverizadores, plantadeiras ou semeadoras.

 

Conheça a Tratomaq!

A Tratomaq atua há 30 anos no segmento de comércio de máquinas pesadas de pequeno e grande porte para diversas empresas.

Dentre os equipamentos disponibilizados, há tratores Yanmar, sinônimos de produtividade máxima.

Além de fornecer maquinário para empreendimentos de diversos ramos, também comercializamos peças genuínas e oferecemos assistência técnica autorizada.

Se você deseja realizar uma compra segura, entre em contato e peça um orçamento