Ao longo dos anos a agricultura evoluiu muito dentro do Brasil. Sendo assim, algumas máquinas agrícolas passaram a ser essenciais para qualquer agronegócio.

No passado, a agricultura tinha uma característica majoritariamente familiar e, consequentemente, não muito profissional.

Entretanto, para aumentar a escala de um negócio que era praticamente artesanal, os empreendedores da agricultura passaram a precisar de mais do que simples mãos para realizar os trabalhos de campo.

E foi justamente nesse momento que as máquinas agrícolas passaram a fazer parte das produções brasileiras.

Com as máquinas é possível realizar serviços que antes eram extremamente trabalhosos em questão de minutos.

Por isso, se você tem interesse em saber quais são as principais máquinas da agricultura, leia o conteúdo abaixo com atenção!

As semeadoras

A grande maioria das principais máquinas agrícolas possuem nomes extremamente sugestivos.

Assim, se um dia você ficar em dúvida sobre a função de uma máquina em específico, pense bem a respeito do nome dessa máquina que você provavelmente chegará a algum tipo de conclusão sobre sua utilização.

No caso das semeadoras, essa regra pode ser aplicada. Elas são máquinas utilizadas para semear campos.

Ou seja, ao invés de contar com vários trabalhadores inserindo as sementes na terra, agora o agronegócio tem a possibilidade de dispor de uma máquina que faz isso em larga escala e com maior rapidez.

Além disso, basta uma pessoa para pilotar e operar uma semeadora, o que reduz também os custos de produção total.

Os pulverizadores

Seguindo a lógica das semeadoras, os pulverizadores são máquinas utilizadas para pulverizar produtos diversos em plantações.

Esses produtos vão desde adubos e nutrientes para que o solo esteja em estado adequado para receber as sementes, até produtos para o controle de pragas e doenças.

São máquinas agrícolas que funcionam também com apenas uma pessoa pilotando e contam com a capacidade de abranger grandes pedaços de terra em curtos períodos de tempo.

As colheitadeiras

As colheitadeiras fazem parte do último elo do processo produtivo do agronegócio. Elas são utilizadas para fazer a colheita em massa de tudo aquilo que foi plantado.

É uma máquina muito utilizada entre aqueles que lidam com grãos. Possui também uma marcante característica: além de colher, a máquina também faz a separação do produto final de palhas e outros dejetos.

Está buscando uma máquina agrícola para o seu negócio? Nós podemos te ajudar!

A Tratomaq é a fornecedora oficial da YANMAR Agrícola no estado do Pará. Há anos no mercado trabalhando com a venda e o aluguel de máquinas, somos uma grande referência por oferecer os melhores produtos das melhores marcas do mercado.

Para mais informações, entre em contato conosco agora mesmo!

Open chat